Sobre a BVS Prevenção e Controle de Câncer

Sobre a BVS

A construção da Biblioteca Virtual Prevenção e Controle de Câncer é um projeto coordenado pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS)/ Organização Mundial da Saúde (OMS), sob a liderança do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).
 
A Biblioteca Virtual representa um modelo de cooperação técnica comprometida com a promoção da produção e da operação descentralizada de conhecimentos na área da prevenção e do controle do câncer. Tem como finalidade efetivar a expansão de informações disponíveis em texto completo e promover a geração de novas propostas de parceria, além de fortalecer a criação de redes para a gestão das informações geradas na área de Prevenção e Controle de Câncer.
 
A iniciativa possibilita a convergência da literatura científica, favorecendo a difusão do conhecimento técnico ao adotar uma abordagem multidisciplinar entre as áreas afins. Essa estratégia permite a reunião de boa parte dos materiais, nacionais e internacionais, produzidos sobre a temática, o que fortalece o compromisso social com a comunidade científica e propicia o acesso integral, universal e gratuito de todo o conhecimento gerado em suas bases de dados.
 
Devido à sua estrutura on-line e de fácil utilização, a Biblioteca facilita o amplo acesso à informação de modo mais rápido e automático. Sua eficiência e sua legibilidade trazem uma enorme contribuição à sociedade científica. Ela está pautada em uma relação de cooperação entre as Instituições parceiras, que são organizadas em um Comitê Consultivo, uma Secretaria Executiva e um Comitê Executivo, os quais são responsáveis pela gestão das informações inseridas. O grupo atuará de acordo com uma Matriz de Responsabilidades, ferramenta na qual serão contempladas as atividades de desenvolvimento e a divisão de tarefas, o que possibilita dinamizar a comunicação e ampliar as competências. Esses são fatores que permitem interação entre os pares.
 
A BVS Prevenção e Controle de Câncer atende a dois públicos alvos distintos: à população em geral e aos profissionais de saúde, que incluem o especialista da área de Medicina, Odontologia ou Enfermagem, o profissional de Saúde Pública, o médico rural, o pessoal auxiliar de atendimento em saúde e os gestores em saúde vinculado aos Ministérios e Secretarias de Saúde.

  • Bases da BVS Prevenção e Controle de Câncer

     

    As bases da BVS Prevenção e Controle de Câncer abrangem prioritariamente a categoria C04 do DeCS - Descritores em Ciências da Saúde, com ênfase ao aspecto da prevenção e controle do câncer. O descritor neoplasia refere-se a crescimento novo anormal de tecido. Tais bases podem incluir documentos de áreas relacionadas se eles impactarem a prevenção e controle do câncer, como fatores ambientais, comportamentais, sociais, culturais, predisposição física e outros fatores de risco para ocorrência de câncer. As bases da BVS incluem, prioritariamente, mas não exclusivamente, documentos de autores latino-americanos e do Caribe e/ou publicados nos países da Região e também os produzidos pela Organização Pan-Americana da Saúde, seus Programas e Centros Especializados. Documentos de extrema relevância para o campo da prevenção e controle de câncer produzidos por agências internacionais também estão incluídos.

     

    Teses e dissertações: Fonte de informação destinada à inclusão de teses de doutorado, dissertações de mestrado e livre docência e outros níveis superiores de pós-graduação “stricto sensu”, possibilitando o acesso ao texto integral, quando disponível.

     

    Palestras e pôsteres: Fonte de informação destinada à inclusão de trabalhos apresentados em congressos e outros eventos técnico-científicos que tenham passado por um controle de qualidade intelectual realizado por especialistas e/ou revisão por pares (“peer review”). São incluídos documentos com conteúdo técnico-científico significativo produzidos por instituições de ensino, sociedades científicas, organismos governamentais e não governamentais reconhecidos na área, de interesse nacional e internacional.

     

    Publicações: Fonte de informação destinada à inclusão de livros, relatórios e demais publicações técnico-científicas que não se enquadrem nas outras fontes de informação, a saber Teses e Dissertações, Palestras e Pôsteres, Artigos e Memória Técnica, produzidas e publicadas por agências internacionais, governamentais ou pelas instituições que compõe o Comitê Consultivo da BVS Prevenção e Controle de Câncer.

     

    Artigos: Fonte de informação destinada à inclusão de artigos publicados em revistas científicas que se enquadrem nos seguintes critérios de seleção:

    • Artigos originais, com título e autores expressamente citados;
    • Artigos de revisão, atualização, relato de caso;
    • Comentários ou discussões sobre temas ou artigos originais, com autores e/ou títulos definidos;
    • Editoriais que possam ser considerados como artigos científicos especiais, geralmente acompanhados de referências bibliográficas;
    • Trabalhos apresentados em eventos científicos publicados nos periódicos;
    • Cartas ao Editor, de conteúdo substancial e equivalentes a "pequenos artigos";
    • Entrevistas com conteúdo científico significativo;
    • Reuniões anatomoclínicas;
    • Obituários, com dados biográficos significativos;
    • Ensaios Clínicos devidamente registrados em base de dados.
     

    Memória Técnica: Fonte de informação destinada à guarda da memória técnica acerca das ações de prevenção e controle de câncer desenvolvidas no Brasil, especialmente pelo Instituto Nacional de Câncer e demais órgãos governamentais, incluindo relatórios, material de campanhas de prevenção, e demais publicações em geral.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Critérios para inserção de conteúdos na BVS
  • Governança e gestão

     

    Tendo em vista que uma BVS desenvolve suas atividades por meio de uma rede cooperativa formada por instituições usuárias, intermediárias e produtoras de informação, fez-se necessário desenvolver um modelo de governança que permitisse a operação sustentável de tal rede. A boa governança dessa rede cooperativa é primordial para o desenvolvimento e sustentabilidade do projeto e para que a Biblioteca alcance seus objetivos. Nesse sentido, uma estrutura foi estabelecida no intuito de definir claramente os papéis e responsabilidades de todas as instituições envolvidas.

    As instituições que fazem parte dessa rede colaborativa foram selecionadas no intuito de representar a diversidade regional presente no território brasileiro e também a diversidade de perfis de instituições ligadas ao controle do câncer que incluem, por exemplo, pesquisa, academia, governo, sociedades científicas e organizações representantes dos usuários.

    A governança da Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer se organiza por meio das seguintes estruturas:

     

    Comitê Consultivo:é composto por representantes de instituições usuárias, intermediárias e produtoras de informação em saúde com notório conhecimento na área de controle de câncer. Funciona como fórum de deliberação responsável pelas decisões estratégicas para o desenvolvimento, avaliação contínua, definição de critérios de qualidade das fontes de informação e promoção do projeto. Tem como funções coordenar o trabalho cooperativo, definir e orientar sobre os critérios de qualidade para a inclusão das fontes de informação na BVS, definir prioridades, promover a divisão de responsabilidades na operação cooperativa das fontes de informação, controlar e avaliar o desempenho de cada uma das fontes de informação e da BVS como um todo.

     

    Conheça a lista de instituições participantes do Comitê Consultivo

     

    Reuniões do Comitê Consultivo da BVS Prevenção e Controle de Câncer:

    I Reunião –24/05/2013: Nesta reunião, foi conformado o Comitê Consultivo da BVS Prevenção e Controle de Câncer. Foram apresentados os objetivos da Biblioteca, aprovada a Matriz de Responsabilidades e sugeridos nomes para conformação do Comitê Executivo.

    II Reunião – 29/09/2014: Nesta reunião, os membros do Comitê Consultivo puderam discutir o Guia de Seleção de Documentos para as Fontes de Informação da BVS. Na ocasião, também foram apresentados um panorama do trabalho desenvolvido e os projetos previstos para 2015.

    III Reunião – 25/11/2015: Nesta reunião, os membros do Comitê Consultivo puderam avaliar o trabalho desenvolvido até o momento e discutir prioridades da BVS Prevenção e Controle de Câncer para 2016. Na ocasião, a equipe da Secretaria Executiva apresentou a nova Fonte de Informação Perguntas e Repostas.

    IV Reunião - 06/12/2016: Nesta reunião foi apresentado a Prestação de contas para o Comitê Consultivo e apresentação sobre as atividades empreendidas no ano de 2016 pela Biblioteca Virtual de Saúde Prevenção e Controle de Câncer.

     

    Acesse atas e documentos das reuniões do Comitê Consultivo

     

    Comitê Executivo: É formado por bibliotecas ou centros de informação (bibliotecários, informáticos e outros profissionais) ligados a instituições envolvidas com temas relevantes ao controle de câncer. Tem como funções operar as fontes de informação descentralizadamente a partir de metodologia própria, manter atualizados os conteúdos das fontes de informação e atender capacitações técnicas para acompanhar os ajustes e desenvolvimento metodológico e tecnológico da BVS.

     

    Conheça a lista de instituições participantes do Comitê Executivo

     

    Reuniões do Comitê Executivo da BVS Prevenção e Controle de Câncer:

    I Reunião – 21 e 22/11/2013: Nesta reunião, foi conformado o Comitê Executivo da BVS Prevenção e Controle de Câncer. Os participantes puderam ouvir sobre os objetivos da Biblioteca e foram capacitados para operar descentralizadamente os sistemas que dão suporte a BVS.

    II Reunião – 18/09/2014: Nesta reunião, realizada virtualmente, os membros do Comitê Executivo foram capacitados por profissionais da BIREME a operar os novos sistemas para catalogação de websites e de eventos.

    III Reunião – 25/11/2015: Nesta reunião, os membros do Comitê Executivo puderam observar o trabalho desenvolvido até o momento e discutir formas para ampliar a sua contribuição para a BVS Prevenção e Controle de Câncer. Na ocasião, a equipe da Secretaria Executiva apresentou a nova Fonte de Informação Perguntas e Repostas.

     

    Acesse apresentações das reuniões do Comitê Executivo

     

    Secretaria Executiva: é representada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), tendo em vista as suas condições políticas, econômicas, de recursos humanos e de tecnologias de informação para assumir a liderança do projeto. Tem como funções promover o funcionamento efetivo do Comitê Consultivo por meio da organização de reuniões periódicas, desempenhar funções de coordenação e promoção da BVS, assegurar a atualização e funcionamento da matriz de responsabilidades, além de capacitar membros do Comitê Executivo.

    Matriz de responsabilidades: documento que faz parte do plano de desenvolvimento da BVS e indica as atribuições das instituições que constituem os dois Comitês e da Secretaria Executiva.

     

    Conheça a Matriz de Responsabilidades

    [ ← Show Excerpt ]
  • História

     
    Com o objetivo de promover a gestão do conhecimento na área de controle de câncer no Brasil, o Ministério da Saúde criou, dentro de sua BVS institucional, uma área temática que foi operada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A área foi um espaço virtual que funcionou como canal de divulgação e publicação da produção institucional técnico-científica dos profissionais do INCA. O espaço promoveu o acesso à informação atualizada e relevante sobre controle de câncer ao abrigar em um só lugar a produção institucional do Instituto. Além disso, agilizou o processo de busca e recuperação da informação e contribuiu para o aumento da eficiência e qualidade do modelo integrado assistência, ensino, pesquisa e atenção à saúde.
     
    A BVS do Ministério da Saúde, ao desenvolver uma área temática de Controle de Câncer, reuniu e permitiu a consulta a consideráveis quantidades de informações em nível nacional sobre o tema no formato de eventos, notícias, documentos e publicações oficiais, bem como busca redirecionada em bases de dados científicas, além de informação destinada à população em geral sobre políticas públicas de prevenção e tratamento de câncer. Entretanto, a área temática tomou maiores proporções e tornou-se necessário, assim, desenvolver uma instância de BVS temática sobre prevenção e controle de câncer que pudesse funcionar como referência nacional de informação sobre o tema e não apenas da produção institucional do INCA e de instituições parceiras.
     
    Para tanto, em 27 de novembro de 2012, foi lançada a BVS Prevenção e Controle de Câncer visando a desenvolver um espaço público e cooperativo para a gestão da informação científica e técnica sobre o tema. A BVS Prevenção e Controle de Câncer tem papel primordial tanto ao facilitar o acesso à informação pertinente e de qualidade na área, como o de ser um espaço estratégico de discussão e aprimoramento de profissionais e interessados no tema. As fontes de informação disponibilizadas na BVS Prevenção e Controle de Câncer dão subsídio aos gestores e profissionais da saúde nos processos de tomada de decisão, de capacitação e na formulação de políticas públicas.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Plano de Desenvolvimento

     
    A criação e desenvolvimento da BVS Prevenção e Controle de Câncer estão atrelados aos objetivos estratégicos do INCA e, com isso, projetos que dão suporte à estruturação da biblioteca foram incluídos no Sistema de Planejamento do Instituto (SISPLAN), dentro do objetivo “Promover a geração e a disseminação do conhecimento em atenção, prevenção e controle do câncer”, no subitem 1.3: Desenvolver mecanismos de divulgação do conhecimento na área oncologia. O projeto recebeu avaliação de grau 4, em uma escala em que o máximo é 5. A Secretaria Técnica de Planejamento considerou que a manutenção da BVS representa a continuidade da expansão de um modelo de cooperação técnica, considerando diferentes cenários e atores para promover a produção e operação descentralizada de uma rede de fontes de informação científica e técnica em prevenção e controle de câncer, com acesso direto e universal na internet. Também devemos destacar que a BVS tem o objetivo de apoiar as ações da Rede de Institutos Nacionais de Câncer (RINC/UNASUL) na estratégia de articulação e cooperação entre instituições públicas, de âmbito nacional, nos países da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e nos demais países da América Latina, com a função de ser o espaço on-line responsável pela gestão do conhecimento das políticas e programas para o controle de câncer na região. A Secretaria conclui que a BVS Prevenção e Controle de Câncer está estreitamente ligada ao planejamento estratégico do INCA e que sua consolidação apoiará, inclusive, o Instituto a cumprir sua missão e alcançar a visão estratégica.
     
    Os projetos referentes à BVS Prevenção e Controle de Câncer foram então incluídos dentro do Termo de Cooperação entre o INCA e a OPAS (4ª TA / 54º TC – 22/05/2013 a 29/12/2018) firmado para fortalecer o plano de trabalho institucional e permitir o financiamento das ações. Os projetos da BVS Prevenção e Controle de Câncer estão atualmente alocados na Ação 16, Marco Lógico A2.3.6 do Plano de Trabalho 4º TA / 54º TC, e conta com uma Carta Acordo BR/LOA/1400037-001, com duração até Abril de 2016, para consolidação de suas ações.
     
    O primeiro projeto foi justificado devido à necessidade de realizar a gestão da informação técnico-científica produzida pelo INCA, através de um canal que disponibilizasse a informação gerada, a fim de promover o acesso, subsidiar as ações e colaborar para a gestão do conhecimento enquanto estratégia para execução das políticas públicas nacionais para o controle do câncer. O segundo projeto, voltado para mobilização da rede, teve como objetivo fomentar a gestão da informação técnico-científica produzida pela instituição por meio de canais que permitissem gerar informação e conhecimento, a fim de promover o acesso público e ágil, subsidiar as ações de tomada de decisão e a execução das políticas públicas nacionais para o controle do câncer. Além disso, destacou-se que o projeto permitiria o alinhamento nacional com as redes sociais e colaborativas e a conectividade com outras fontes e recursos informacionais em nível regional, América Latina e Caribe (AL&C), e internacionais sobre temáticas afins ao controle do câncer.
     
    O projeto em curso até abril de 2016 tem como objetivo apoiar as ações da Rede de Institutos Nacionais de Câncer (RINC/UNASUL) na estratégia de articulação e cooperação entre instituições públicas, de âmbito nacional, nos países da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e nos demais países da América Latina, com a função de ser o espaço on-line responsável pela gestão do conhecimento das políticas e programas para o controle de câncer na região. As justificativas relacionadas ao projeto estão baseadas em nos seguintes argumentos:
     
    Em primeiro lugar, o INCA já foi uma Área Temática Controle de Câncer, que, por estar suficientemente robusta, necessitava de uma ampliação, ou seja, migrar para BVS Temática.
     
    Em segundo lugar, argumenta-se que o entendimento à necessidade de elaboração do projeto é fundamental para reforçar e consolidar a Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer que é uma coleção que opera uma rede de produtos e serviços na Internet; estabelece uma matriz de responsabilidades que faz parte do plano de desenvolvimento da BVS e indica, para cada fonte de informação da BVS, qual a instituição coordenadora e quais as cooperantes, ou seja, a Área Temática tinha um perfil institucional e a BVS tem um perfil cooperativo regional, pois será alimentada pelos países da América Latina e Caribe, fortalecendo a liderança do INCA na Aliança da América Latina e Caribe para o Controle Integral do Câncer e na Rede de Institutos Nacionais de Câncer (RINC /UNASUL).
     
    Nesse contexto, faz-se primordial a manutenção: (i) da rede de produtos e serviços na internet, de modo que responda às necessidades de informação em “Prevenção e Controle de Câncer” de autoridades, administradores, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais, dos meios de comunicação e do público em geral; (ii) atendimento de um anseio da direção-geral, da Instituição e de instituições parceiras, como da Organização Pan-Americana de Saúde OPAS; (iii) A BVS como modelo de gestão do conhecimento permite que as ações individuais e coletivas sejam baseadas em informação atualizada, promovendo uma maior interação entre indivíduos e participação nos processos de tomada de decisão, de forma contínua e dinâmica.
     
    Por fim, este projeto está alinhado à Política Nacional de Prevenção e Controle de Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a proposta da Rede de Institutos Nacionais de Câncer (RINC /UNASUL).
     
    A manutenção da BVS Temática Prevenção e Controle de Câncer representa: (i) a continuidade da expansão de um modelo de cooperação técnica, considerando diferentes cenários e atores para promover a produção e operação descentralizada de uma rede de fontes de informação científica e técnica em Prevenção e Controle de Câncer, com acesso direto e universal na internet, sem limitações geográficas ou de horário, e obedecendo a controles de qualidade, oferecida não só para profissionais da área, gestores e tomadores de decisão, como também para a população em geral; (ii) a adoção de um modelo de gestão da informação e do conhecimento de domínio público que apoia as diretrizes institucionais de atenção e de gestão em câncer; (iii) o acesso oportuno à informação atualizada e relevante sobre prevenção e controle de câncer, contribuindo para o aumento da eficiência e para a qualidade da pesquisa, ensino e atenção à saúde no Brasil e na América Latina e Caribe.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Temas

    As pesquisas por temas destacadas na BVS Prevenção e Controle de Câncer estão alinhadas com a agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde. Os temas disponíveis são:

    Prevenção e Fatores de Risco

    • Agentes Cancerígenos
    • Alcoolismo
    • Alimentação
    • Atos Sexuais
    • Hereditariedade
    • Radiação Solar
    • Tabagismo

    Tipos de Câncer

    • Boca
    • Colo do Útero
    • Cólon e Reto
    • Esôfago
    • Estômago
    • Leucemia
    • Mama
    • Outros Tipos
    • Pele
    • Próstata
    • Pulmão

    Saúde da Mulher

    • Colo do Útero
    • Mama

    Tratamento

    • Assistência Farmacêutica
    • Cirurgia Oncológica
    • Quimioterapia
    • Radioterapia
    • Transplante de Medula Óssea

    Cuidados Paliativos

    Epidemiologia

    • Incidência
    • Morbidade
    • Mortalidade

     
     

    As estratégias de busca aplicadas para cada tema podem ser conferidas em: http://wiki.bireme.org/pt/index.php/Preven%C3%A7%C3%A3o_e_controle_de_c%C3%A2ncer

    [ ← Show Excerpt ]