Mapa de evidências: Estratégias para promover a saúde da população nos municípios

https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/Benefciosdaatividadefsicaparaasadedapopulao/evidence-map

Este mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos clínicos e não clínicos de ações e estratégias de promoção da saúde nos municípios. A partir de uma ampla busca bibliográfica que foi base para 6 revisões rápidas de revisões sistemáticas, 156 estudos de revisão foram incluídos no mapa (97 revisões sistemáticas e 59 revisões sistemáticas com meta-análise). Para avaliar o nível de confiabilidade dessas revisões, foi aplicada a ferramenta AMSTAR 2, resultando em 3 revisões de confiança alta, 9 revisões de confiança moderada, 11 revisões de confiança baixa e 133 revisões de confiança criticamente baixa. Principais Achados: ● As revisões avaliaram o efeito de 4 categorias de intervenções em Promoção da Saúde: (1) Promoção de Alimentação Saudável, (2) Promoção de Aleitamento Materno, (3) Promoção de Atividade Física e (4) Tabagismo, Álcool e Drogas, Violência e Acidentes de Trânsito. ● As intervenções foram associadas a 3 categorias de desfechos de saúde: Resultados Clínicos, Resultados não clínicos e Segurança. ● Os desfechos foram distribuídos em 38 subcategorias: Peso corporal, Índice de massa corporal (IMC), Gordura corporal, Medidas antropométricas, Colesterol, Pressão arterial/sistólica/arterial/diastólica, Prevenção de sobrepeso e obesidade, Redução de cefaleias, Dieta, Ingestão de gordura, Prática de atividade física, Aleitamento materno, Eventos cardiovasculares, Ingestão de nutrientes/vitaminas, Força e resistência, Níveis de carotenóides, Cognição, Saúde mental, Alimentação saudável/consumo/ingestão, Consumo de alimentos calóricos/não saudáveis, Suplementos dietéticos e fitoterápicos, hemoglobina glicada, Atividades da vida diária, Atividades instrumentais de vida diária, Taxa metabólica de repouso, Velocidade de marcha, Função pulmonar, Abstinência, Cessação, Comportamento de risco/consumo de risco, Taxa de engajamento/envolvimento, Estilo de vida saudável, Comportamentos alimentares/hábitos saudáveis, Relações interpessoais, Autoeficácia/autopercepção, Acompanhamento, Conhecimento e Eventos adversos. ● São apresentadas 648 associações entre intervenção e desfecho, com destaque para as intervenções Multicomponentes (187 associações) e Educação/ Educação nutricional (89 associações). ● O desfecho de Alimentação saudável/consumo/ingestão foi o que apresentou mais associações (164), seguido de Índice de massa corporal (83), Prática de atividade física (51), Peso corporal e Cessação (36 cada).

Autor(es): Brasil. Instituto de Saúde do Estado de São Paulo Originador(es): BIREME/OPAS/OMS
Recurso adicionado em: 27/10/2022
Objetivo: Carta Acordo SCON2020-00188/2020, firmada com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS Brasil), sob demanda do Departamento de Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (DEPROS/SAPS/MS).
Idiomas disponíveis: Português
Exercício Físico, Promoção da Saúde, Saúde da População, Dieta Saudável, Aleitamento Materno, Abandono do Uso de Tabaco, Consumo de Bebidas Alcoólicas, Mapa de Evidências
  • Compartilhar
  • Sugerir uma palavra-chave
    [X]
    Sugestões
    Separadas por virgula
    [X]
    Obrigado por sua sugestão.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
  • Informar um erro
    [X]
    Motivo
    Novo Link (opcional)
    [X]
    Obrigado por informar este problema.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.

More related