Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Prevenção e Controle de Câncer

Bases da BVS Prevenção e Controle de Câncer

This entry is not available in Español

 

As bases da BVS Prevenção e Controle de Câncer abrangem prioritariamente a categoria C04 do DeCS – Descritores em Ciências da Saúde, com ênfase ao aspecto da prevenção e controle do câncer. O descritor neoplasia refere-se a crescimento novo anormal de tecido. Tais bases podem incluir documentos de áreas relacionadas se eles impactarem a prevenção e controle do câncer, como fatores ambientais, comportamentais, sociais, culturais, predisposição física e outros fatores de risco para ocorrência de câncer. As bases da BVS incluem, prioritariamente, mas não exclusivamente, documentos de autores latino-americanos e do Caribe e/ou publicados nos países da Região e também os produzidos pela Organização Pan-Americana da Saúde, seus Programas e Centros Especializados. Documentos de extrema relevância para o campo da prevenção e controle de câncer produzidos por agências internacionais também estão incluídos.

 

Teses e dissertações: Fonte de informação destinada à inclusão de teses de doutorado, dissertações de mestrado e livre docência e outros níveis superiores de pós-graduação “stricto sensu”, possibilitando o acesso ao texto integral, quando disponível.

 

Palestras e pôsteres: Fonte de informação destinada à inclusão de trabalhos apresentados em congressos e outros eventos técnico-científicos que tenham passado por um controle de qualidade intelectual realizado por especialistas e/ou revisão por pares (“peer review”). São incluídos documentos com conteúdo técnico-científico significativo produzidos por instituições de ensino, sociedades científicas, organismos governamentais e não governamentais reconhecidos na área, de interesse nacional e internacional.

 

Publicações: Fonte de informação destinada à inclusão de livros, relatórios e demais publicações técnico-científicas que não se enquadrem nas outras fontes de informação, a saber Teses e Dissertações, Palestras e Pôsteres, Artigos e Memória Técnica, produzidas e publicadas por agências internacionais, governamentais ou pelas instituições que compõe o Comitê Consultivo da BVS Prevenção e Controle de Câncer.

 

Artigos: Fonte de informação destinada à inclusão de artigos publicados em revistas científicas que se enquadrem nos seguintes critérios de seleção:

• Artigos originais, com título e autores expressamente citados;
• Artigos de revisão, atualização, relato de caso;
• Comentários ou discussões sobre temas ou artigos originais, com autores e/ou títulos definidos;
• Editoriais que possam ser considerados como artigos científicos especiais, geralmente acompanhados de referências bibliográficas;
• Trabalhos apresentados em eventos científicos publicados nos periódicos;
• Cartas ao Editor, de conteúdo substancial e equivalentes a “pequenos artigos”;
• Entrevistas com conteúdo científico significativo;
• Reuniões anatomoclínicas;
• Obituários, com dados biográficos significativos;
• Ensaios Clínicos devidamente registrados em base de dados.
 

Memória Técnica: Fonte de informação destinada à guarda da memória técnica acerca das ações de prevenção e controle de câncer desenvolvidas no Brasil, especialmente pelo Instituto Nacional de Câncer e demais órgãos governamentais, incluindo relatórios, material de campanhas de prevenção, e demais publicações em geral.

    RSS Próximos eventos

    Facebook