Governança e gestão

 

Tendo em vista que uma BVS desenvolve suas atividades por meio de uma rede cooperativa formada por instituições usuárias, intermediárias e produtoras de informação, fez-se necessário desenvolver um modelo de governança que permitisse a operação sustentável de tal rede. A boa governança dessa rede cooperativa é primordial para o desenvolvimento e sustentabilidade do projeto e para que a Biblioteca alcance seus objetivos. Nesse sentido, uma estrutura foi estabelecida no intuito de definir claramente os papéis e responsabilidades de todas as instituições envolvidas.

As instituições que fazem parte dessa rede colaborativa foram selecionadas no intuito de representar a diversidade regional presente no território brasileiro e também a diversidade de perfis de instituições ligadas ao controle do câncer que incluem, por exemplo, pesquisa, academia, governo, sociedades científicas e organizações representantes dos usuários.

A governança da Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer se organiza por meio das seguintes estruturas:

 

Comitê Consultivo:é composto por representantes de instituições usuárias, intermediárias e produtoras de informação em saúde com notório conhecimento na área de controle de câncer. Funciona como fórum de deliberação responsável pelas decisões estratégicas para o desenvolvimento, avaliação contínua, definição de critérios de qualidade das fontes de informação e promoção do projeto. Tem como funções coordenar o trabalho cooperativo, definir e orientar sobre os critérios de qualidade para a inclusão das fontes de informação na BVS, definir prioridades, promover a divisão de responsabilidades na operação cooperativa das fontes de informação, controlar e avaliar o desempenho de cada uma das fontes de informação e da BVS como um todo.

 

Conheça a lista de instituições participantes do Comitê Consultivo

 

Reuniões do Comitê Consultivo da BVS Prevenção e Controle de Câncer:

I Reunião –24/05/2013: Nesta reunião, foi conformado o Comitê Consultivo da BVS Prevenção e Controle de Câncer. Foram apresentados os objetivos da Biblioteca, aprovada a Matriz de Responsabilidades e sugeridos nomes para conformação do Comitê Executivo.

II Reunião – 29/09/2014: Nesta reunião, os membros do Comitê Consultivo puderam discutir o Guia de Seleção de Documentos para as Fontes de Informação da BVS. Na ocasião, também foram apresentados um panorama do trabalho desenvolvido e os projetos previstos para 2015.

III Reunião – 25/11/2015: Nesta reunião, os membros do Comitê Consultivo puderam avaliar o trabalho desenvolvido até o momento e discutir prioridades da BVS Prevenção e Controle de Câncer para 2016. Na ocasião, a equipe da Secretaria Executiva apresentou a nova Fonte de Informação Perguntas e Repostas.

IV Reunião – 06/12/2016: Nesta reunião foi apresentado a Prestação de contas para o Comitê Consultivo e apresentação sobre as atividades empreendidas no ano de 2016 pela Biblioteca Virtual de Saúde Prevenção e Controle de Câncer.

 

Acesse atas e documentos das reuniões do Comitê Consultivo

 

Comitê Executivo: É formado por bibliotecas ou centros de informação (bibliotecários, informáticos e outros profissionais) ligados a instituições envolvidas com temas relevantes ao controle de câncer. Tem como funções operar as fontes de informação descentralizadamente a partir de metodologia própria, manter atualizados os conteúdos das fontes de informação e atender capacitações técnicas para acompanhar os ajustes e desenvolvimento metodológico e tecnológico da BVS.

 

Conheça a lista de instituições participantes do Comitê Executivo

 

Reuniões do Comitê Executivo da BVS Prevenção e Controle de Câncer:

I Reunião – 21 e 22/11/2013: Nesta reunião, foi conformado o Comitê Executivo da BVS Prevenção e Controle de Câncer. Os participantes puderam ouvir sobre os objetivos da Biblioteca e foram capacitados para operar descentralizadamente os sistemas que dão suporte a BVS.

II Reunião – 18/09/2014: Nesta reunião, realizada virtualmente, os membros do Comitê Executivo foram capacitados por profissionais da BIREME a operar os novos sistemas para catalogação de websites e de eventos.

III Reunião – 25/11/2015: Nesta reunião, os membros do Comitê Executivo puderam observar o trabalho desenvolvido até o momento e discutir formas para ampliar a sua contribuição para a BVS Prevenção e Controle de Câncer. Na ocasião, a equipe da Secretaria Executiva apresentou a nova Fonte de Informação Perguntas e Repostas.

 

Acesse apresentações das reuniões do Comitê Executivo

 

Secretaria Executiva: é representada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), tendo em vista as suas condições políticas, econômicas, de recursos humanos e de tecnologias de informação para assumir a liderança do projeto. Tem como funções promover o funcionamento efetivo do Comitê Consultivo por meio da organização de reuniões periódicas, desempenhar funções de coordenação e promoção da BVS, assegurar a atualização e funcionamento da matriz de responsabilidades, além de capacitar membros do Comitê Executivo.

Matriz de responsabilidades: documento que faz parte do plano de desenvolvimento da BVS e indica as atribuições das instituições que constituem os dois Comitês e da Secretaria Executiva.

 

Conheça a Matriz de Responsabilidades