História

 
Com o objetivo de promover a gestão do conhecimento na área de controle de câncer no Brasil, o Ministério da Saúde criou, dentro de sua BVS institucional, uma área temática que foi operada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A área foi um espaço virtual que funcionou como canal de divulgação e publicação da produção institucional técnico-científica dos profissionais do INCA. O espaço promoveu o acesso à informação atualizada e relevante sobre controle de câncer ao abrigar em um só lugar a produção institucional do Instituto. Além disso, agilizou o processo de busca e recuperação da informação e contribuiu para o aumento da eficiência e qualidade do modelo integrado assistência, ensino, pesquisa e atenção à saúde.
 
A BVS do Ministério da Saúde, ao desenvolver uma área temática de Controle de Câncer, reuniu e permitiu a consulta a consideráveis quantidades de informações em nível nacional sobre o tema no formato de eventos, notícias, documentos e publicações oficiais, bem como busca redirecionada em bases de dados científicas, além de informação destinada à população em geral sobre políticas públicas de prevenção e tratamento de câncer. Entretanto, a área temática tomou maiores proporções e tornou-se necessário, assim, desenvolver uma instância de BVS temática sobre prevenção e controle de câncer que pudesse funcionar como referência nacional de informação sobre o tema e não apenas da produção institucional do INCA e de instituições parceiras.
 
Para tanto, em 27 de novembro de 2012, foi lançada a BVS Prevenção e Controle de Câncer visando a desenvolver um espaço público e cooperativo para a gestão da informação científica e técnica sobre o tema. A BVS Prevenção e Controle de Câncer tem papel primordial tanto ao facilitar o acesso à informação pertinente e de qualidade na área, como o de ser um espaço estratégico de discussão e aprimoramento de profissionais e interessados no tema. As fontes de informação disponibilizadas na BVS Prevenção e Controle de Câncer dão subsídio aos gestores e profissionais da saúde nos processos de tomada de decisão, de capacitação e na formulação de políticas públicas.